
Thiago Cabral (FEBRAEDA), Keure Chamse (Rede Cidadã-BH), Emilene Araújo (Sociedade Bíblíca do Brasil), Catarina Santana (Fé e Alegria do Brasil), Márcia Rocha (APAE-RJ) e Alessandro Tiezzi (Paulus)
A FEBRAEDA marcou presença na principal celebração dos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada em 15 de julho, no Auditório Subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O evento reuniu gestores públicos, trabalhadores do SUAS, conselheiros, representantes da sociedade civil e usuários do sistema, em um momento simbólico de valorização da política pública de assistência social no Brasil.
O conselheiro nacional Thiago Cabral, representante da FEBRAEDA no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), participou da cerimônia. Também estiveram presentes as conselheiras nacionais Keure Chamse, da Rede Cidadã de Belo Horizonte, e Catarina Santana, da Fundação Fé e Alegria do Brasil, de Recife, ambas instituições associadas à FEBRAEDA.
Instituído como política pública a partir da Constituição Federal de 1988 e com regulamentação efetiva em 2005, o SUAS estruturou uma rede descentralizada e participativa, responsável pela oferta de serviços, benefícios e programas sociais em todo o país, por meio de unidades como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Ao longo dessas duas décadas, o SUAS se consolidou como instrumento fundamental na redução das desigualdades sociais, na promoção da dignidade humana e na garantia de inclusão. A participação da sociedade civil tem sido um dos pilares desse processo, fortalecida por iniciativas como a Resolução CNAS nº 187/2025, que estabelece cotas de representação de grupos marginalizados nas conferências de assistência social.
A celebração dos 20 anos do SUAS também marca o início do ciclo preparatório para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 6 a 9 de dezembro, em Brasília. O encontro terá como objetivo consolidar as diretrizes nacionais para o fortalecimento da política de assistência social nos próximos anos.