Encontro Nacional da FEBRAEDA reforça rede em prol da aprendizagem e da inclusão de jovens

O 16º Encontro Nacional da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (FEBRAEDA), realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em Belo Horizonte, reuniu representantes de órgãos públicos, entidades de assistência social e que realizam programas de aprendizagem de todo o país para debater os avanços e desafios na formação profissional de adolescentes e jovens.

As entidades associadas à FEBRAEDA compareceram em peso, levando aproximadamente 215 representantes. O evento, sediado pela Rede Cidadã, contou com uma programação intensa, que abordou desde a gestão das organizações do terceiro setor até políticas públicas voltadas à empregabilidade juvenil.

A abertura teve pronunciamentos de Fernando Alves, diretor-executivo da Rede Cidadã, e de Fábio Sanches, presidente da FEBRAEDA, além da participação de um aprendiz da Movidade, simbolizando o protagonismo jovem que norteia o trabalho das instituições filiadas. Iniciando os trabalhos, Fábio fez questão de prestar uma homenagem ao ex-presidente da FEBRAEDA Silvio José Marola, que faleceu em agosto deste ano.

A palestra magna, “Avanços da Aprendizagem no Brasil”, reuniu o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho para Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, João Victor da Motta Baptista, e as auditoras fiscais do trabalho Christiane Azevedo Barros e Taís Arruti Lyrio Lisboa, com mediação do superintendente da FEBRAEDA, Antônio Pasin.

Na sequência, Luiza Ribeiro Fagundes, da Fundação Dom Cabral, apresentou o “Programa Pilares”, voltado à qualificação da gestão em organizações sociais. Já o professor Edgilson Tavares de Araújo, presidente do CNAS, tratou do tema “CEBAS: sua utilidade para as OSCs e as alterações trazidas pelo Decreto 11.791/23”, com mediação de Thiago Cabral, da FEBRAEDA.

O segundo dia foi dedicado a experiências inovadoras em aprendizagem. A auditora fiscal Patrícia Siqueira e a desembargadora Alice de Souza Birchal, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, apresentaram o painel “Aprendizagem Inovadora”, destacando o Programa Descubra, modelo pioneiro de inclusão socioprofissional de adolescentes em vulnerabilidade.

Também participaram Lucia Rodrigues e Thiago Françoso, representantes da Fundação Wadhwani, com o debate “Ecossistema de Empregabilidade: Juventude e Mundo do Trabalho”, enfatizando a necessidade de articulação entre governo, empresas e sociedade civil.

Houve ainda um painel específico para técnicos e gerentes, com o tema “Trilhas de Transformação Integral: 10 Anos de Desenvolvimento Socioemocional na Rede Cidadã”, desenvolvido por Leonardo Manoel.

O encontro, que teve apoio de ESPRO, GERAR e IAMAR, reafirmou o papel da FEBRAEDA como articuladora nacional da rede de entidades que promovem oportunidades e cidadania por meio do trabalho protegido e da educação profissional, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens em todo o país.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Febraeda

O acesso à informação qualificada transforma realidades, melhora a vida das pessoas e fortalece nossa sociedade.

Navegue

Notícias Recentes

Categoria

Sobre Nós

Entre em Contato

© 2025 Todos os Direitos Reservados.